Comunicação e Expressão
A evolução da comunicação do homem com o mundo
Nos primórdios históricos
do surgimento do ser humano na terra, a necessidade de comunicação já era
latente e viva nos primeiros Homo Sapiens, que se comunicavam com
a natureza a sua volta, por meio de ruídos, sons, barulhos e, posteriormente,
com símbolos não verbais; as pinturas rupestres.
Com o decorrer da história,
o descobrimento de antigos pergaminhos e papiros contendo símbolos em sânscrito
e hieróglifos, assim como o surgimento da própria escrita, fez com que a
narrativa para o ser humano; fosse ainda mais fervorosa e necessária; para que
pudesse transmitir seus conhecimentos e descobertas para às gerações futuras.
As
primeiras comunicações possuíam caráter não verbal. Eram constituídas de imagens,
símbolos, desenhos e marcas. Com a descoberta da escrita, a
comunicação passa a ser também verbal, dando origem a comunicação mista,
composta por palavras e imagens.
Ao
longo da história e com a evolução tecnológica, o ato de emitir mensagens
ganhou um caráter mais amplo e rápido, como também, conativo para as grandes
empresas na divulgação de suas propagandas pela televisão e rádio.
Sendo assim, a comunicação passou a ser um meio informativo, apelativo, portador de entretenimento e estabelecedora de interatividade mundial com o apoio dos canais de mídia e da internet.
Para tanto, as grandes
multinacionais e empresas de setores primário ao terciário, passaram a valer-se
da grande utilidade de um boa comunicação convincente e injuntiva para atrair
seu público alvo e, consequentemente, atingir seus objetivos e metas, com
relação ao mercado e o alto PIB resultante das vendas e da popularização de
seus produtos.
Com base na maior demanda de mercado e nas necessidades de
flexibilização e acesso rápido do consumidor nas lojas e comércios, em geral, a
internet, tornou-se grande aliada no processo de compras e vendas online, assim
como, no acesso às contas bancárias, e a muitos outros serviços ofertados; por
meio dos aplicativos disponíveis nas lojas de Apps, gratuitamente; que
facilitam e economizam tempo, garantindo segurança e possibilidade de obtenção
breve dos produtos desejados.
De acordo com esse avanço
tecnológico, a criação de Apps bancários tornou-se algo,
extremamente, atrativo e vantajoso, uma vez que, disponibiliza os serviços da
agência de forma rápida e segura, garantindo atendimento em tempo ilimitado e de
qualquer lugar, sem precisar ir, fisicamente, a um banco, além de ampliar o
número de clientes que possuem uma conta física e/ou jurídica na empresa.
Portanto, com foco nas
vantagens e crescimento de assinantes nos Apps bancários, e com objetivo de
expandir o recurso do aplicativo a novos perfis e grupos diferenciados de
público alvo, a empresa do banco Itaú, desenvolveu uma propaganda para convidar
a faixa etária da terceira idade a fazer parte da nova era digital.
A empresa do Itaú como emissora da mensagem preparou uma pequena
sequência de desafios virtuais para chamar a atenção em uma situação real e
cotidiana, porém, de forma mais rápida e fácil, garantindo eficiência nos
serviços não só de outros aplicativos, como o da própria agência bancária.
Por meio do canal de transmissão das mídias e da internet, a
propaganda ganhou amplo acesso e visualização, proporcionando ao banco uma
publicidade bem abrangente e de maior facilidade para atingir ao novo público
alvo.
Os recursos utilizados foram de simples entendimento e compreensão,
dado que, encontra-se presente no convite, o uso de linguagem mista, verbal e
não verbal, sendo possível distinguir, claramente, os Apps mencionados, por
meio dos seus símbolos apresentados, fazendo com que a mensagem seja
transmitida para o receptor, no caso, o público alvo, principal, a terceira
idade, de modo dinâmico, organizado, objetivo e associativo.
Um outro fator presente
na propaganda é a necessidade de inclusão a todos os grupos de faixa etária, ou
seja, independentemente da época em que cresceram, todos podem adequar-se às
novas possibilidades e facilidades do século XXI e do mundo cybernético.
Para isso, um dos
principais recursos trabalhados na propaganda da agência é a atualização e a
alegria, visível nas personagens, por poderem fazer parte das novas TIC”S
(Tecnologias de informação e comunicação), sem prejuízos na sua rotina, mas com
maior rapidez e praticidade.
Em síntese, a comunicação,
não só, vende o produto da agência bancário do Itaú, de maneira conativa, como
também, utiliza-se de recursos no texto injuntivo para realizar a propaganda de
outro aplicativos, de acordo com a situação demonstrada.
Os artifícios
estilísticos e a pequena narrativa de uma situação cotidiana, acompanhada por
símbolos verbais e não verbais, dão ao caráter da mensagem uma maior solidez de
que há grande utilidade e melhor aproveitamento de tempo, se o público alvo, a
terceira idade, apropriar-se das oportunidades da internet e de se ter acesso a
uma conta bancária online.
Em suma, atualmente, não
só bancos, aproveitam a oportunidade de vender seus serviços pelos meios de
comunicação, mas todas as empresas que desejam atingir um maior número de
mercado consumidor, valem-se de muitas artimanhas de marketing para garantir
sucesso e êxito em suas vendas.
Com base no exemplo
citado, sobre a empresa do banco Itaú, é possível observar que o fator de
comunicação e expressão do ser humano, continuou efetivo e latente, todavia,
acompanhando as várias mudanças ao longo da história, no entanto, não menos
presente na vida, mas sim, muito mais fomentado e incrementado, gerando
mecanismos e meios para, além de expressar-se, também “seduzir”, o mercado
consumidor, e moldá-lo a seu favor, de acordo com seu propósito de venda e do
sistema capitalista.
Por Ana Beatriz Nunes Dos Santos.
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