domingo, 27 de fevereiro de 2022

Uma breve análise dos meios de comunicação e sua evolução ao longo do tempo

 Comunicação e Expressão

A evolução da comunicação do homem com o mundo


                       Desde o surgimento da humanidade, o ato de comunicar-se é inerente ao homem; sendo a comunicação o elo, principal e primordial das relações humanas, sociais existentes.

                   Nos primórdios históricos do surgimento do ser humano na terra, a necessidade de comunicação já era latente e viva nos primeiros Homo Sapiens, que se comunicavam com a natureza a sua volta, por meio de ruídos, sons, barulhos e, posteriormente, com símbolos não verbais; as pinturas rupestres.

                   Com o decorrer da história, o descobrimento de antigos pergaminhos e papiros contendo símbolos em sânscrito e hieróglifos, assim como o surgimento da própria escrita, fez com que a narrativa para o ser humano; fosse ainda mais fervorosa e necessária; para que pudesse transmitir seus conhecimentos e descobertas para às gerações futuras.

                   As primeiras comunicações possuíam caráter não verbal. Eram constituídas de imagens, símbolos, desenhos e marcas.                                            Com a descoberta da escrita, a comunicação passa a ser também verbal, dando origem a comunicação mista, composta por palavras e imagens.

                   Ao longo da história e com a evolução tecnológica, o ato de emitir mensagens ganhou um caráter mais amplo e rápido, como também, conativo para as grandes empresas na divulgação de suas propagandas pela televisão e rádio.

                   Sendo assim, a comunicação passou a ser um meio informativo, apelativo, portador de entretenimento e estabelecedora de interatividade mundial com o apoio dos canais de mídia e da internet.

                  Para tanto, as grandes multinacionais e empresas de setores primário ao terciário, passaram a valer-se da grande utilidade de um boa comunicação convincente e injuntiva para atrair seu público alvo e, consequentemente, atingir seus objetivos e metas, com relação ao mercado e o alto PIB resultante das vendas e da popularização de seus produtos.

                   Com base na maior demanda de mercado e nas necessidades de flexibilização e acesso rápido do consumidor nas lojas e comércios, em geral, a internet, tornou-se grande aliada no processo de compras e vendas online, assim como, no acesso às contas bancárias, e a muitos outros serviços ofertados; por meio dos aplicativos disponíveis nas lojas de Apps, gratuitamente; que facilitam e economizam tempo, garantindo segurança e possibilidade de obtenção breve dos produtos desejados.

                          De acordo com esse avanço tecnológico, a criação de Apps bancários tornou-se algo, extremamente, atrativo e vantajoso, uma vez que, disponibiliza os serviços da agência de forma rápida e segura, garantindo atendimento em tempo ilimitado e de qualquer lugar, sem precisar ir, fisicamente, a um banco, além de ampliar o número de clientes que possuem uma conta física e/ou jurídica na empresa.

                    Portanto, com foco nas vantagens e crescimento de assinantes nos Apps bancários, e com objetivo de expandir o recurso do aplicativo a novos perfis e grupos diferenciados de público alvo, a empresa do banco Itaú, desenvolveu uma propaganda para convidar a faixa etária da terceira idade a fazer parte da nova era digital.

                   A empresa do Itaú como emissora da mensagem preparou uma pequena sequência de desafios virtuais para chamar a atenção em uma situação real e cotidiana, porém, de forma mais rápida e fácil, garantindo eficiência nos serviços não só de outros aplicativos, como o da própria agência bancária.

                   Por meio do canal de transmissão das mídias e da internet, a propaganda ganhou amplo acesso e visualização, proporcionando ao banco uma publicidade bem abrangente e de maior facilidade para atingir ao novo público alvo.

                   Os recursos utilizados foram de simples entendimento e compreensão, dado que, encontra-se presente no convite, o uso de linguagem mista, verbal e não verbal, sendo possível distinguir, claramente, os Apps mencionados, por meio dos seus símbolos apresentados, fazendo com que a mensagem seja transmitida para o receptor, no caso, o público alvo, principal, a terceira idade, de modo dinâmico, organizado, objetivo e associativo.

                      Um outro fator presente na propaganda é a necessidade de inclusão a todos os grupos de faixa etária, ou seja, independentemente da época em que cresceram, todos podem adequar-se às novas possibilidades e facilidades do século XXI e do mundo cybernético.

                      Para isso, um dos principais recursos trabalhados na propaganda da agência é a atualização e a alegria, visível nas personagens, por poderem fazer parte das novas TIC”S (Tecnologias de informação e comunicação), sem prejuízos na sua rotina, mas com maior rapidez e praticidade.

                      Em síntese, a comunicação, não só, vende o produto da agência bancário do Itaú, de maneira conativa, como também, utiliza-se de recursos no texto injuntivo para realizar a propaganda de outro aplicativos, de acordo com a situação demonstrada.

                      Os artifícios estilísticos e a pequena narrativa de uma situação cotidiana, acompanhada por símbolos verbais e não verbais, dão ao caráter da mensagem uma maior solidez de que há grande utilidade e melhor aproveitamento de tempo, se o público alvo, a terceira idade, apropriar-se das oportunidades da internet e de se ter acesso a uma conta bancária online.

                      Em suma, atualmente, não só bancos, aproveitam a oportunidade de vender seus serviços pelos meios de comunicação, mas todas as empresas que desejam atingir um maior número de mercado consumidor, valem-se de muitas artimanhas de marketing para garantir sucesso e êxito em suas vendas.

                       Com base no exemplo citado, sobre a empresa do banco Itaú, é possível observar que o fator de comunicação e expressão do ser humano, continuou efetivo e latente, todavia, acompanhando as várias mudanças ao longo da história, no entanto, não menos presente na vida, mas sim, muito mais fomentado e incrementado, gerando mecanismos e meios para, além de expressar-se, também “seduzir”, o mercado consumidor, e moldá-lo a seu favor, de acordo com seu propósito de venda e do sistema capitalista.

Por Ana Beatriz Nunes Dos Santos.

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